Coleção “Diálogos e Interações”: pronta para o Novo Ensino Médio!
05 de agosto de 2024 | Categoria: Ensino Médio | Tecnologia Educacional


No último dia 09 de julho, depois de um período de discussões iniciado em 2017, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto do Novo Ensino Médio (PL Nº 5230/2023), que foi sancionado pelo presidente Lula no dia 01º de agosto. Com isso, a mudança na etapa final da Educação Básica começa a ser implementada em 2025, inicialmente para o primeiro ano (avançando gradativamente em 2026 e 2027).

Por mais de um ano, ao mesmo tempo em que deputados e senadores alinhavam os detalhes finais do projeto de lei, os especialistas da equipe editorial Ígnea trabalharam na construção de uma nova coleção para o Ensino Médio: a “Coleção Diálogos e Interações”, para a Formação Geral Básica dos estudantes. Um trabalho que envolveu vários profissionais – como autores, revisores, editores, iconógrafos e especialistas em tecnologia educacional – e que chega às escolas privadas para atender as determinações legais, especialmente, e superar as expectativas em relação à aprendizagem dos estudantes.

Uma coleção robusta!

“A Coleção Diálogos e Interações é uma coleção robusta, bem elaborada, que defende uma educação para a vida. Ela atende perfeitamente às determinações da lei aprovada na Câmara mesmo com a alteração de 1800 para 2400 horas nos componentes curriculares obrigatórios”, garante Jussara Trindade, coordenadora editorial do Ígnea. 

Ela explica que a coleção possui cerca de sete mil páginas de conteúdos, baseados numa concepção científica e humanística, elaborados especialmente para que os estudantes tenham o melhor desempenho no Enem, nos principais vestibulares brasileiros e em outros programas de avaliação.

A despeito de a implantação do novo Ensino Médio ser gradativa (de 2025 a 2027), os livros da coleção para os três anos do Ensino Médio já estão prontos. E isso acontece porque ela foi desenvolvida de modo integrado e coerente, com os conteúdos e as sequências de aprendizagem em diálogo e articulação. 

No momento, explica Jussara, a equipe está trabalhando no desenvolvimento dos REDs, os recursos educacionais digitais, que vão compor o acervo de recursos da plataforma educacional digital INspira.

Conectado, dialógico, instigante

Os livros e recursos da coleção Diálogos e Interações foram construídos para que o processo de ensino-aprendizagem seja pautado pela intencionalidade, o raciocínio e o protagonismo do estudante. 

No caso do material do estudante, ele é composto de 12 volumes (quatro por série, um para cada bimestre) que abrangem todos os componentes curriculares. Os livros do professor – formados pelo material do aluno acrescido dos gabaritos em quinta cor e orientações – são organizados por série e componente curricular. Por meio de um QR code, os professores também têm acesso aos gabaritos comentados das Atividades Complementares de cada componente curricular.

Seções, ícones, boxes

Ao folhear os livros da coleção Diálogos e Interações, os estudantes vão encontrar três elementos-chave: as seções, os ícones e os boxes. As seções, como explica Jussara, trazem atividades que demarcam uma prática pedagógica dentro da sequência didática. Elas foramsão criadas a partir de um referencial teórico baseado numa metodologia de ensino em conformidade com o plano de obra previamente estabelecido e em consonância com os documentos oficiais normativos. 

“O objetivo de cada seção é promover a apropriação do conhecimento pelo estudante a partir do desenvolvimento de habilidades correspondentes ao componente curricular”. Os ícones, por sua vez, identificam atividades e tarefas complementares sobre os objetos de conhecimento apresentados na sequência didática e relacionados ao componente curricular em estudo. E os boxes são quadros que apresentam leituras complementares a partir de linguagem verbal e/ou não verbal, sobre assuntos que enriquecem a aprendizagem e ampliam o repertório dos alunos em relação aos temas abordados e aos objetos de conhecimento tratados num capítulo ou unidade de estudo.

Temas atuais, estudantes conectados

Uma das principais características do Enem é a articulação, nos temas e perguntas, com a atualidade - e é justamente esta a “pegada” da coleção Diálogos e Interações. 

“Nós fizemos questão de trazer aos livros questões das discussões mundiais do agora, como as guerras na Ucrânia e em Israel, não apenas para aproximar os estudantes do que pede o Enem, mas para estimular seu olhar crítico”, explica Jussara.

Produção textual em alta

Outro diferencial da coleção Diálogos e Interações é sua proposta de produção textual em diferentes gêneros, abrangendo temas e assuntos em todos os componentes curriculares. O objetivo é desenvolver uma base forte para a redação do Enem e dos vestibulares. 

“A intenção é que a produção de textos não fique restrita às aulas de Língua Portuguesa. Isso faz com que os estudantes estejam mais preparados para analisar e discorrer, com qualidade, sobre qualquer tema”, reforça Jussara. O trabalho com a produção textual é reforçado com um livro específico de produção textual, dentro da área de Linguagens e suas Tecnologias.

“A Coleção Diálogos e Interações, como o próprio nome indica, conecta e articula os temas e os conhecimentos. Dentro dos próprios componentes curriculares, de forma transversal, dialógica, e em relação à realidade, ao mundo atual. E isso gera uma base poderosa para os professores e, especialmente, para os estudantes em desafios como o Enem”, concluiu Jussara. 

Em breve, falaremos sobre os demais componentes do Novo Ensino Médio Ígnea - o Projeto de Vida, os Itinerários Formativos e os Componentes Curriculares Eletivos

É tudo novo: é tudo Ígnea!

COMPARTILHE

24 de agosto de 2024

Para comemorar o Dia da Infância

O mundo comemora hoje o Dia da Infância. A data foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como momento de reflexão sobre a infância e seus cuidados, que abrangem proteção integral, acolhimento e afeto, saúde e nutrição, relações familiares, dignidade, direito à educação e ao lazer, entre outros aspectos definidos na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, de 1959. Ainda há desafios a serem superados. Mas, há conquistas também! Neste artigo, vamos focar duas delas, diretamente relacionadas à educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.

14 de agosto de 2024

Teremos um "legado olímpico" na redação do Enem 2024? 14 de agosto de 2024 | Categoria: Ensino Médio | Enem

De 26 de julho a 11 de agosto, o mundo vibrou com as Olimpíadas de Paris 2024. E isso interessa ao Enem, especialmente no caso da redação. Dito isso, perguntamos: é possível que as Olimpíadas seja tema da redação do Enem 2024?

08 de agosto de 2024

Recuperar, reforçar ou recompor a aprendizagem: diferenças e caminhos

Você já ouviu as palavras “recuperação” e “reforço”. E, mais recentemente, vem ouvindo a palavra “recomposição” para a aprendizagem. As palavras são parecidas, a começar pelo prefixo “re”- “fazer de novo”. . As semelhanças, porém, param por aí. Vamos saber mais!

Newsletter
Faça seu cadastro e receba dicas e novidades
sobre o Ígnea e o mercado de educação
  • ENTRE EM CONTATO
  • (41) 9 9227-2128
    contato@igneaedu.com.br
  • Rua João Máximo Kopp,
    167 • Santa Cândida
    Curitiba • PR
  • SIGA-NOS
Atendimento
WhatsApp