O Novo Ensino Médio (NEM), reestabelecido pela Lei Nº 14.945/2024 e que começa a ser implantado no início de 2025, trouxe um grande desafio às editoras e aos sistemas de ensino. Mais do que isso, trouxe uma oportunidade única de desenvolvimento de coleções, ferramentas digitais e materiais capazes de colocar as escolas na vanguarda do processo educacional.
Com esse espírito, ao longo dos últimos dois anos e meio a equipe do Ígnea desenvolveu um conjunto completo de recursos para o NEM que compreende a nova coleção “Diálogos e Interações” (para a Formação Geral, de que já tratamos em uma reportagem especial), os itinerários formativos, o projeto de vida e os componentes curriculares eletivos (para a formação flexível).
Nesta reportagem, vamos conhecer os Itinerários Formativos Ígnea – uma solução extraordinária para a sua escola!
O QUE SÃO OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS?
Na definição do MEC, itinerários formativos são “o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP”.
Ainda segundo o MEC, as redes de ensino têm autonomia para definir que itinerários formativos irão ofertar, observando as questões, os cenários locais e a participação da comunidade escolar.
10 MIL HORAS DE DESENVOLVIMENTO
Os itinerários formativos do NEM Ígnea são resultado de muita dedicação da equipe editorial ígnea. “São materiais 100% inéditos, construídos do zero, planejados e desenvolvidos com muito cuidado por um time de especialistas”, explica Raul Jungles, gerente de desenvolvimento de produto do Ígnea.
São mais de 1600 horas de itinerários formativos, distribuídos em 16 títulos – quatro para cada área do conhecimento. “O projeto foi altamente desafiador, pois os temas eram específicos, complexos e deveriam ser devidamente contextualizados para conversar com a realidade de nossos estudantes e professores”, observa Raul.
Um exemplo é o do título voltado à Biotecnologia e Bioética, que passou por pelo menos 25 etapas de produção envolvendo mais de 10 pessoas em quase 600 horas de trabalho. Ao todo, para a conclusão de todo o portfólio dos novos itinerários formativos, foram investidas cerca de 10 mil horas de trabalho – o equivalente a 416 dias de trabalho ininterrupto!
ITINERÁRIOS FORMATIVOS COM A CARA DO ÍGNEAA Lei Nº 13.415, que em 2017 criou o NEM, não definiu um modelo de estruturação dos itinerários formativos. Essa incógnita – reforçada pela diversidade dos currículos estaduais para o nível de ensino – fez com que as editoras construíssem seus itinerários com base na própria experiência.
No caso do Ígnea, a opção foi por um portfólio que investisse no aprofundamento de cada uma das quatro áreas do conhecimento. O que fez com que, quando a lei do NEM foi alterada e sancionada, em agosto deste ano, os materiais já estivessem prontos, sem a necessidade de adaptações.
“Nossos títulos já estão distribuídos para as quatro áreas de conhecimento com temas completamente pertinentes, pela perspectiva do estudante e do professor, para o debate na atualidade e com o fim de aprofundar os conhecimentos das quatro grandes áreas”, garante o gerente do núcleo editorial Ígnea.
Um bom exemplo é o itinerário de “Matemática no Cotidiano”, da área de conhecimento de Matemática. Nesse título, o objetivo foi responder à pergunta clássica de muitos estudantes: “Professor, onde eu vou utilizar isso na minha vida?”.
Toda a metodologia aplicada nesses materiais, explica Raul, é voltada para desenvolver o protagonismo no estudante, convidando-o a produzir e colocar a mão na massa por meio de produções multimidiáticas como textos, vídeos e podcasts, por exemplo.
DIFERENCIAIS DOS ITINERÁRIOS ÍGNEA
Os itinerários formativos do NEM Ígnea se diferenciam por sua diversidade e forma de organização. São 16 títulos, cada um com cem horas de trabalho (um ano letivo), que podem ser escolhidos pelos mantenedores e gestores com base no que estabelece a legislação federal, em seus próprios interesses e nas necessidades percebidas junto à comunidade escolar.
“A escola pode ofertar uma diversidade de títulos dentro de um conjunto coerente e bem construído de opções, o que aumenta o engajamento dos estudantes e dos professores.” Todos os títulos, vale reforçar, seguem rigorosamente a mesma metodologia e a mesma forma abordagem, o que traz a sensação de uniformidade e segurança ao professor ao aplicar em sala diferentes títulos com os estudantes.
OS ITINERÁRIOS DOS PROFESSORES
A chegada do NEM traz grandes transformações para toda a comunidade educacional, com um grande desafio para os professores. Pensando nisso, em especial na transição para o novo modelo, os itinerários formativos Ígnea foram organizados para contribuir com o trabalho docente.
Ao receber um dos títulos de itinerário formativo – “De Caçador a Astronauta” para Ciências Humanas, por exemplo – o professor já recebe o planejamento de cada aula. Assim, antes de começar o ano, o docente pode integrar rapidamente os itinerários ao seu trabalho, adaptando-os, inclusive, à sua própria dinâmica pessoal de planejamento e desenvolvimento das aulas.
“Para os professores que trabalham também com nosso material para a Formação Geral Básica, fica ainda mais simples. A abordagem pedagógica, seções e metodologiaa possuem a mesma intencionalidade pedagógica, o que facilita muito a transição de um material para o outro”, destaca Raul.
NO UNIVERSO DIGITALO material dos itinerários formativos Ígnea é recheado com Recursos Educacionais Digitais (REDs) que expandem e complementam a prática pedagógica. Esses recursos também estimulam a autonomia do estudante, já que propõem um estudo mais aprofundado em casa, em um modelo que se aproxima de um formato híbrido de ensino. Esse estudo, porém, não fica “solto”: no planejamento, o professor também recebe trabalhar os momentos de maneira assíncrona com os estudantes, com sugestão de pesquisa e produção.
TUDO AO MESMO TEMPO AGORA
Ainda que, em 2025, o NEM chegue exclusivamente aos alunos da 1ª série – com a implantação total, gradativa, até 2027 -, as escolas já estão atentas a todo o processo. E o Ígnea está pronto para atendê-las: o portfólio de todas as séries – inclusive, os itinerários formativos – já está pronto.
Ou seja, se a escola quiser se preparar com uma visão sobre as três séries, pode contar com os produtos Ígnea. “Dispomos de todos os materiais e das orientações para o trabalho”, observa Raul. “E ficaríamos encantados em apresentá-los para a sua instituição de ensino!”, complementa.
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