De 26 de julho a 11 de agosto, o mundo vibrou com as Olimpíadas de Paris 2024. Um evento muito esperado, que celebra a paz e o espírito desportivo, ao mesmo tempo em que anima o público a torcer por seus atletas e seleções nacionais.
As Olimpíadas também oferecem oportunidades de reflexão. Elas, afinal, não são apenas um agregado de torneios esportivos de alto nível, mas um fenômeno histórico, sociológico e cultural.
E isso interessa ao Enem, especialmente no caso da redação. Dito isso, perguntamos: é possível que as Olimpíadas sejam tema da redação do Enem 2024?
Probabilidades, conexões, temas
Dada a proximidade entre o evento e a realização das provas, é pouco provável que as Olimpíadas sejam trazidas diretamente ao Enem como tema da redação. O que não impede os organizadores de abordarem temas conectados a ela, como:
A importância do esporte na formação dos jovens;
A importância dos projetos sociais na formação de atletas;
A relação entre os esportes e a valorização da mulher;
Questões geopolíticas, raciais e de gênero evocadas pelos jogos;
Questões ambientais - poluição, calor, sustentabilidade (que também permearam a realidade olímpica).
Ou seja: as olimpíadas podem não estar lá, representadas diretamente no tema. Mas, elas podem ser usadas pelos estudantes em seus textos, como exemplos ou elementos argumentativos – desde que exista uma conexão temática que justifique seu uso.
Um exemplo
Pensemos no desempenho das mulheres brasileiras nas Olimpíadas de Paris, que alavancaram nossa participação nos jogos. Focamos em duas delas, Rebeca Andrade e Beatriz Souza, que são referência por seu desempenho desportivo extraordinário e por suas trajetórias de vida.
Elas evocam os esforços feitos pelas mulheres para ganhar reconhecimento em nossa realidade; destacam ainda o valor das mulheres negras, as maiores vítimas da desigualdade social no Brasil, que precisam lutar sempre mais para superar os obstáculos.
Apenas para se ter uma ideia, 67,4% das mulheres vítimas de homicídio no Brasil são negras, segundo o “Atlas da Violência” (IPEA, 2023), e elas também são maioria entre os trabalhadores mais precarizados do país (Dieese/PNAD, 2023).
No caso específico de Beatriz Souza, há, ainda o fato de sua carreira militar, o que, por si, já aponta para um tema interessante – a presença feminina nas forças armadas.
O universo temático do Enem
Visto em perspectiva, esse “exemplo-recorte” ecoa temas recentes da redação do Enem, como o do ano passado – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” -, o de 2015 – “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e o de 2010 – “O trabalho na construção da dignidade humana”.
Os demais temas dos últimos anos não fogem desse núcleo crítico que tem a cidadania como centro. Vamos conhecê-los:
2022: “Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
2018: “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”.
2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”.
2013: “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
2012: “O movimento imigratório para o Brasil no Século XXI”.
2011: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.
Redação: olho na realidade
Ao examinar as possibilidades de uma “redação olímpica” no Enem-2024, a percepção que deve nortear o olhar dos candidatos é a da necessidade conhecimento dos temas atuais. Conhecimento mais profundo, nascido do acesso a boas reportagens – e há muitas fontes disponíveis gratuitas – quanto da reflexão e da articulação entre os temas do mundo e da escola. Isso gera profundidade na redação, conteúdo, capacidade de argumentação e exemplos de boa qualidade. Gera, enfim, sucesso em um dos componentes de maior peso no Enem. Boa prova!
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