Uma jornada fantástica pelos novos museus virtuais

As tecnologias digitais, quando direcionadas à educação e ao conhecimento, são um recurso fantástico de enriquecimento da aprendizagem, da experiência e de encantamento para temas como a Ciência, a História, a Arte e a Literatura. E mais: elas também ajudam a popularizar esses conhecimentos, como no caso dos museus virtuais, que oferecem acesso gratuito a conteúdos extraordinários. Imagine, por exemplo, acessar os acervos do Museu do Louvre, na França, ou do Museu do Prado, na Espanha, sem sair de casa. Graças aos museus virtuais, isto é possível!

Nesta reportagem, reservamos espaço para tratar de três museus virtuais recentes – dois brasileiros e um russo – que merecem ser conhecidos e que estão ali, a um toque em seu celular!

  Musehum - Museu das Comunicações e Humanidades (Rio de Janeiro)

Nas últimas décadas, as sociedades viveram grandes transformações impulsionadas por avanços impressionantes nas comunicações. Do telégrafo aos aplicativos de mensagens, das tevês abertas aos canais em plataformas de vídeo, do rádio aos podcasts, as transformações foram gigantescas. Essa transformação é o tema do Musehum, o Museu das Comunicações e Humanidades – uma evolução do Museu das Telecomunicações, que funciona há 13 anos e que teve suas instalações totalmente transformadas para trazer a história do desenvolvimento tecnológico das comunicações a partir das relações humanas. O site do museu oferece um tour virtual e, também, acesso digital a um fantástico acervo de peças do universo das telecomunicações. O Musehum é mantido pela Oi Futuro, o instituto de inovação e criatividade da empresa de telecomunicações Oi para impacto social. As instralações físicas do Musehum ficam no Futuros – Espaço de Arte e Tecnologia, na Rua Dois de Dezembro, 63, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro.ACESSE

 ==

  Museu da Pessoa (Virtual)Criado em 1991 em São Paulo pela historiadora Karen Worcman, o Museu da Pessoa traz uma proposta ao mesmo tempo ousada, lógica e genial: contar a história do mundo, do nosso país e do nosso tempo, a partir das próprias pessoas, que assumem seu lugar de fato na História. E elas não apenas deixam seus registros e visões de mundo, como também podem atuar como produtoras e curadoras de conteúdos. O fato é que o brasileiríssimo Museu da Pessoa – que possui um acervo de mais de 18 mil histórias em áudio, vídeo e texto, e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados – inspirou museus semelhantes nos Estados Unidos, Canadá e Portugal. Pudera: a proposta é muito interessante! Suas coleções podem ser acessadas online – e os visitantes da versão digital já podem fazer suas contribuições ao acervo remotamente!

ACESSE

 ==

  Museu Hermitage Virtual

Deixamos o Brasil para ganhar o mundo. Você sabia que o segundo maior museu do mundo fica na Rússia? Fundado em 1764 pela imperatriz Catarina II na cidade de São Petersburgo, o Museu Estatal Hermitage possui um dos maiores acervos de arte e arqueologia do mundo, com 3 milhões de peças de todas as épocas e todos os continentes – perde apenas para o Louvre, da França. Recentemente, o Hermitage lançou um tour virtual impressionante, com nada menos do que 900 cenários de exploração virtual por vários ambientes. A navegabilidade pelos ambientes é muito interessante!


ACESSE


Uma jornada de descoberta dos museus virtuais – e há muitos! – garante descobertas fantásticas. 

Boa viagem!

 

 

COMPARTILHE

21 de dezembro de 2024

23°26´: a inclinação que transformou o mundo – verão, solstício e festas de fim de ano

Você sabia que o verão - e todas as outras estações - só existem por causa do eixo de translação da Terra? Sim! São 23°26´ que fazem toda a diferença. Para a praia, para o calor, e para uma infinidade de coisas no mundo! Vamos saber mais:

09 de dezembro de 2024

Uma jornada fantástica pelos novos museus virtuais

aprendizagem, da experiência e de encantamento para temas como a Ciência, a História, a Arte e a Literatura. E mais: elas também ajudam a popularizar esses conhecimentos, como no caso dos museus virtuais, que oferecem acesso gratuito a conteúdos extraordinários. Imagine, por exemplo, acessar os acervos do Museu do Louvre, na França, ou do Museu do Prado, na Espanha, sem sair de casa. Graças aos museus virtuais, isto é possível!

14 de novembro de 2024

“Ho, ho, ho!” - Educação Financeira e as festas de fim de ano!

Árvore de Natal montada, aquela vontade de reunir todo mundo... para muitos brasileiros, esta é a hora de sair a campo em busca dos melhores preços nos presentes e nos ingredientes para a ceia. Então: que tal envolver os jovens nesse processo? Eles podem aprender dicas e conceitos importantes de economia enquanto ajudam a escolher os melhores preços... e sem perder a magia do Natal! Isso tem nome: educação financeira!

Newsletter
Faça seu cadastro e receba dicas e novidades
sobre o Ígnea e o mercado de educação
  • ENTRE EM CONTATO
  • (41) 9 9227-2128
    contato@igneaedu.com.br
  • Rua João Máximo Kopp,
    167 • Santa Cândida
    Curitiba • PR
  • SIGA-NOS
Atendimento
WhatsApp